Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Thierry Neuville lidera
Sexta, 16 Fevereiro 2018 00:00

ThumbnailApós a habitual super especial disputada ontem em Karlstad, o rally a sério começou hoje nas estradas suecas completamente cobertas de neve. Essa mesma neve caiu em abundância durante a noite e alguma durante a manhã, tornando-se difícil para os os primeiros na estrada, gerando alguma polémica e alguma insatisfação por parte de alguns pilotos.

 

A questão dos pneus mais estreitos utilizados pelos concorrentes históricos, também continua a ser um problema na Suécia que se repete todos os anos, criando sulcos muito fundos e muito estreitos, para as segundas passagens dos pilotos WRC.

Ao ser quinto na estrada, Thierry Neuville conseguiu melhores condições para passar para a liderança na segunda especial do dia, após vencer a mesma. Neuville reconheceu ter alguma vantagem com a sua posição de partida, mas os que vinham mais atrás ainda tiveram melhores condições, tanto que o belga não conseguiu amealhar uma boa vantagem, apesar de uma excelente prestação.

Andreas Mikkelsen foi oitavo na estrada, também venceu uma especial e manteve-se na segunda posição desde o sexto troço. O norueguês terminou o dia a 4.9s de Neuville e amanhã espera-se grande luta entre os dois pilotos da Hyundai, num território que é quase em sua casa.

O primeiro rally 2018 de Hayden Paddon está a correr de forma positiva. Ao ser décimo primeiro na estrada, o neozelandês tirou partido das segundas passagens e de não sofrer com os rasgos deixados pelos clássicos, para vencer duas especiais e chegar à terceira posição no último troço do dia, a 7.2s da liderança.

Igualmente com uma boa posição na estrada, Craig Breen também venceu duas especiais à tarde, subiu gradualmente na classificação e até ocupou a terceira posição, mas acabaria por perder esse lugar para Paddon por 0,5s no último troço do dia.

Apesar de algumas dificuldades ao volante do Citroën, Mads Østberg também tinha uma excelente posição de partida, passando pela segunda e terceira posição no inicio do dia, mas não tão bem à tarde. Mesmo assim, o norueguês terminou o dia em quinto a 13.2s de Neuville.

Pela segunda vez ao volante do Fiesta WRC, Teemu Suninen acabou por ser o melhor piloto da M-Sport, melhorando à tarde e subiu até sexto, mas o finlandês admitiu que ainda precisa de muitos quilómetros para evoluir.

Esapekka Lappi também aproveitou o facto de ser sétimo na estrada para fazer bons tempos e chegar à segunda posição no inicio da tarde, mas logo em seguida, o finlandês foi contra um banco de neve, bloqueando o filtro de ar com neve, perdeu potencia no Toyota e uma queda para sétimo.

Terceiro na estrada, Jari-Matti Latvala perdeu 17s para Neuville durante a manhã, mas à tarde o finlandês perdeu mais tempo com os rasgos deixados pelos clássicos, estando já a mais de 1 minuto do líder e com poucas hipóteses de chegar à vitória.

Ott Tänak foi o primeiro líder ao vencer a super especial e o primeiro troço de hoje que não esteve tão penalizador, mas o estónio ainda sofreu mais do que o seu colega de equipa por ser segundo na estrada, estando já a 1m29s do líder, na nona posição.

Kris Meeke foi demasiado cauteloso na primeira especial do dia, mas depois também não se sentia à vontade para atacar nas condições que se encontravam as estradas, especialmente à tarde depois da passagem dos históricos, sendo décimo da classificação ao longo de todo o dia.

Elfyn Evans nunca se mostrou muito à vontade na Suécia e depois acabou por furar um pneu numa pedra e mais tarde, um pião a alta velocidade. O britânico está fora dos lugares pontuáveis, já muito afastado dos primeiros lugares.

Sébastien Ogier deixou o motor calar-se no arranque da segunda especial do dia e também pagou caro por ser o líder do campeonato, com este primeiro dia para o francês a ser um desastre, justificando-se com as difíceis condições que encontrou durante todo o dia, especialmente à tarde após os históricos.

Após uma excelente prestação no Arctic Rally, Takamoto Katsuta está a impressionar pela positiva no WRC2, ao liderar desde o inicio da manhã, sempre na décima terceira posição e ter sido o mais rápido entre os R5 por quatro vezes.

Afastado da competição desde há vários meses, Pontus Tidemand começou o rally menos bem, mas recuperou rapidamente, sendo o mais rápido em três especiais e subiu à segunda posição a 4 segundos do japonês.

Ole Christian Veiby secundou Katsuta desde o inicio, mas acabou por perder a segunda posição para Tidemand. No entanto, o norueguês terminou o dia a 7.2s do japonês e a 3.2s do sueco.

No primeiro rally com o Hyundai, Jari Huttunen também foi melhorando ao final do dia e também ele está em boa posição de atacar a liderança no WRC2, ao terminar na quarta posição a 5.2s de Veiby.

Dennis Rådström começou por dominar o WRC2 e o JWRC, mas o outro sueco Emil Bergkvist, passou para primeiro no final do dia, após grande luta entre os dois.

VENCEDORES DE TROÇOS:

Ott Tänak (2); Thierry Neuville (1); Andreas Mikkelsen (1); Hayden Paddon (2); Craig Breen (2)

LÍDERES DO RALLY:

Ott Tänak (SS1 a 2); Thierry Neuville (SS3 a 8)

CLASSIFICAÇAO



R.N