Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Ogier vence Monte Carlo
Domingo, 28 Janeiro 2018 00:00

ThumbnailCom mais gelo do que o esperado na zona do Turini, após as informações dos batedores, as escolhas de pneus acabaram por não ser as mais acertadas por parte de alguns pilotos e a Power Stage esteve completamente seca com alguma terra solta.

 

Começando a derradeira etapa com uma boa vantagem, Sébastien Ogier venceu a primeira especial do dia e na seguinte, quase que bateu no final do troço devido ao fumo de um sinalizador que tirou a visibilidade ao francês. Ogier não teve os melhores pneus para a Power Stage, mas ainda obteve 1 ponto extra, obtendo assim a sua sexta vitória em Monte Carlo, a quinta consecutiva a contar para o WRC.

Na estreia com o Toyota, Ott Tänak fez um bom rally. Após a primeira especial do dia, o estónio ficou sem qualquer hipótese de alcançar Ogier, preferindo fazer os derradeiros troços com calma para manter a segunda posição.

Jari-Matti Latvala também fez o mesmo, confortavelmente na terceira posição, o que acabou por ser um excelente resultado para a Toyota, ao finalizar o primeiro rally do ano a partilhar os mesmos pontos da M-Sport.

Esapekka Lappi começou bem o dia ao defender-se de Kris Meeke, mas o finlandês teve duas saídas de estrada nas duas últimas especiais, perdendo a quarta posição no final e baixar para sétimo, depois de um bom rally durante todo o fim de semana.

Kris Meeke poupou os pneus durante a manhã e acabou mesmo por vencer a Power Stage nas boas condições de piso seco, favorável ao Citroën. Com o erro de Lappi, o britânico subiu à quarta posição e ainda ficou com os mesmos pontos de Latvala.

Elfyn Evans foi o segundo piloto mais rápido do dia, apesar de não ter escolhido os melhores pneus para a derradeiro etapa. O galês  perdeu tempo para Thierry Neuville que venceu mais duas especiais e o belga acabou mesmo para ultrapassar Evans na Power Stage, batendo-o por apenas 1 segundo e terminaou em quinto.

Bryan Bouffier teve uma saída de estrada no gelo, mas conseguiu regressar sem problemas no carro e terminar em oitavo, com quase 3 minutos de vantagem para Craig Breen.

Andreas Mikkelsen guardou-se para a Power Stage, conseguindo apenas 3 pontos, mas o suficiente para sair de Mante Carlo em nono no inicio do campeonato.

Jan Kopecký limitou-se a levar o Fabia R5 até o final e obteve uma vitória esmagadora no WRC2, com Eddie Sciessere em segundo e Teemu Suninen em terceiro. Guillaume de Mevius acabaria por ser penalizado em 19 minutos porque utilizou uma bateria mais leve do que a do regulamento técnico.


Com mais de 5 minutos de desvantagem para Jan Kopecký, o jovem finlandês Kalle Rovanperä, acabou por fazer uma excelente estreia num rally tão difícil como o Monte Carlo, ao terminar em segundo entre os RC2 na décima primeira posição.

Yoann Bonato manteve-se como líder nas duas rodas motrizes até ao final, mas Enrico Brazzoli foi o vencedor no WRC3.

VENCEDORES DE TROÇOS:

Sébastien Ogier (4); Ott Tänak (4); Elfyn Evans (2); Thierry Neuville (5); Andreas Mikkelsen (1); Kris Meeke (1)

LÍDERES DO RALLY:

Sébastien Ogier (SS1 a 17)

POWER STAGE:

1º Kris Meeke; 2º Thierry Neuville; 3º Andreas Mikkelsen; 4º Jari-Matti Latvala; 5º Sébastien Ogier

CLASSIFICAÇAO


R.N