Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Ogier a controlar
Sábado, 27 Janeiro 2018 00:00

ThumbnailCom verdadeiros troços cobertos de neve no inicio da manhã, regressaram os piões e as saídas de estrada, mas à medida que o sol brilhava a neve começou a derreter rapidamente, passando a ter piso seco com lama nas bermas, tornando mais difícil para quem vinha mais atrás.

Sébastien Ogier foi o segundo piloto mais rápido do dia, mas o francês ficou satisfeito com a sua etapa, apesar de uma escolha de pneus menos acertada para a derradeira especial do dia. Ogier manteve a liderança dentro do seu objetivo, num dia em que era prioritário manter-se na estrada.

Ott Tänak venceu hoje mais duas especiais, mas perdeu muito tempo no primeiro troço do dia com alguns peões nas difíceis condições em Agnières en Dévoluy – Corps. O estónio manteve a segunda posição, mas perdeu terreno para Ogier ao terminar a etapa a 33,5s do francês.

 

Depois de uma boa prestação ao ser o melhor piloto Hyundai, Dani Sordo não conseguiu segurar o carro numa travagem, saindo fora de estrada muito devagar, mas sem hipóteses de regressar. Sem rally2 na etapa de hoje, o espanhol só regressa no México.

Jari-Matti Latvala subiu para terceiro no inicio do dia, ao passar Lappi e aproveitar o erro de Sordo. O finlandês colocou provisoriamente o segundo Toyota no pódio, mas ainda está a 59,2s de Tänak.

Esapekka Lappi teve uma aparatosa saída de estrada, onde por pouco não capotou, mas o jovem finlandês viria a perder muito tempo na primeira especial e mais 3 minutos com um pneu furado, baixando para quinto, mas viria a recuperar uma posição na derradeira especial do dia.

Kris Meeke sentiu muitas dificuldades quando o piso estava escorregadio, (2 piões e 2 saídas de estrada) mas mais confiante quando tudo estava seco. O britânico chegou a ocupar a quarta posição, mas perdeu-a para Lappi no último troço, estando a 1,6s do finlandês. Amanhã espera-se que os pisos voltem a estar secos, num terreno em que o C3 WRC se dá muito bem.

Tal como a maioria, Elfyn Evans também esteve atrapalhado na primeira especial, mas fez um bom final de dia, passando Bryan Bouffier na classificação e agora encontra-se a 20,1s de Kris Meeke.

Thierry Neuville venceu hoje duas especiais, mas perdeu muitos segundos durante a manhã, com vários erros do belga, a fazer vários peões e algumas saídas de estrada. No entanto, Neuville também passou Bouffier na classificação, mas não vai ser fácil alcançar Evans no derradeiro dia.

Craig Breen perdeu mais de 3 minutos ao ser o primeiro na especial de abertura do terceiro dia, mas fez um bom tempo no último troço do dia, terminando o dia em nono, agora a mais de 3 minutos de Bouffier.

Regressando em rally2, Andreas Mikkelsen venceu a primeira especial e foi o piloto mais rápido do dia, mas todas as suas forças estão apontadas para a Power Stage para tentar alguns pontos, uma vez que dificilmente conseguirá terminar nos lugares pontuáveis.

Jan Kopecký continuou o seu passeio no WRC2, agora com uma vantagem superior a 12 minutos para Guillaume de Mevius e 17 minutos para Eddie Sciessere.
Ole Christian Veiby teve um péssimo inicio de dia, com muitos peões e várias saídas de estrada, até o norueguês nem conseguir regressar à estrada, oferecendo a segunda posição entre os R5 para Kalle Rovanperä que se encontra confortávelmente na décima primeira posição.


Yoann Bonato passou para a liderança nas duas rodas motrizes e depois ficou sem qualquer pressão após o abandono de Jean-Baptiste Franceschi. Quanto ao líder no WRC3, passou a ser o italiano Enrico Brazzoli.

Na difícil primeira especial do dia, Andrea Nucita chegou a fazer a quarta melhor marca com o Fiat 124 Abarth, só sendo superado por Mikkelsen, Ogier e Latvala. No entanto, o italiano viria a ficar parado com problemas elétricos dois troços mais tarde. 

VENCEDORES DE TROÇOS:

Sébastien Ogier (3); Ott Tänak (4); Elfyn Evans (2); Thierry Neuville (3); Andreas Mikkelsen (1)

LÍDERES DO RALLY:

Sébastien Ogier (SS1 a 13)

CLASSIFICAÇAO


R.N