Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
E vão 4 para Ogier no Monte Carlo
Domingo, 22 Janeiro 2017 00:00

ThumbnailA tradicional prova de abertura do Campeonato do Mundo de Ralis terminou hoje com novo triunfo de Sébastien Ogier. Agora aos comandos de um Ford Fiesta WRC ’17, o francês levou de vencida o Rally de Monte-Carlo pela quarta vez consecutiva. Beneficiando do infortúnio de Thierry Neuville ao final de sábado, altura em que danificou a roda traseira esquerda do seu Hyundai i20 Coupe WRC, Ogier acabou depois por não ter qualquer concorrência, isto apesar de uma prestação global modesta. O piloto da Ford não conseguiu mais três vitórias em classificativas, sendo que neste domingo averbou apenas um terceiro, um quarto e um 11º lugar. Resultados bem diferentes daqueles a que nos tem habituado, mas que também acabam por comprovar que o resultado final de um rali é o conjunto de tudo o que se faz ao longo do fim-de-semana.

Enquanto isso, o colega de equipa Ott Tänak também não teve prova fácil. Sempre atrás do francês, o estónio ascendeu ao segundo posto após os problemas do belga da Hyundai, mas viu-se depois também vítima de dificuldades, quando o motor do seu Fiesta ficou a funcionar apenas com dois cilindros logo na primeira classificativa deste domingo. Tänak ainda conseguiu resolver o problema e levar o carro até final, mas teve de se contentar com o terceiro lugar.

Quem ganhou com tudo isto foi Jari-Matti Latvala. Agora aos comandos de um Toyota Yaris WRC, o finlandês acabou por subir ao intermédio do pódio de um rali que viu a distância total reduzida depois de também hoje uma classificativa (a 16ª) ter sido cancelada por questões de segurança.

No quarto lugar ficou Dani Sordo. Sem nada a perder, o piloto do Hyundai i20 Coupe WRC iniciou o dia ao ataque e colheu os frutos dessa opção ao ganhar uma posição à geral, superando Craig Breen, que foi o melhor representante da Citroën ao fechar o Top 5 com o C3 WRC.

Elfyn Evans (Ford) foi sexto, enquanto Andreas Mikkelsen (SKoda) levou de vencida o WRC2 ao terminar na sétima posição. Jan Kopecky (Skoda), Stéphane Lefebvre (Ctrioën) e Bryan Bouffier (Ford) foram os restantes nomes do Top 10.