Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Volkswagen Amarok
Quinta, 11 Junho 2009 14:40

ThumbnailA nova pickup da Volkswagen chama-se Amarok. No final de 2009 a primeira pickup de um fabricante automóvel europeu de volume será revelada ao mundo na América do Sul. A introdução no mercado na América do Sul está prevista para a Primavera de 2010 e o Amarok chegará à Europa no Verão.

Com o Amarok a Volkswagen pretende entrar nos mercados mundiais de pickups, maioritariamente dominados pelos fabricantes japoneses. Já na última IAA, a feira de Veículos Comerciais realizada em Hanover, em Setembro de 2008, a Volkswagen Veículos Comerciais tinha apresentado um estudo do veículo, dando assim uma primeira impressão do seu novo quarto modelo. O Amarok sairá da linha de produção da fábrica argentina da Volkswagen, situada em Pacheco, perto de Buenos Aires.

O nome Amarok provém da língua dos Inuit, que vivem no Norte do Canadá e na Gronelândia, e significa Lobo. Para os Inuit, um dos povos esquimós, o lobo é o rei da vida selvagem, pela sua força, robustez, resistência e superioridade. Nos grandes mercados do Brasil e Argentina as pickups são muito procuradas como veículos simultaneamente de lazer e de trabalho, devido à sua versatilidade. A aptidão fora de estrada e a fiabilidade do Amarok farão deste veículo uma proposta muito atractiva.

"Este nome combina de forma excepcional com as características da nossa pickup, que vão estabelecer novos padrões para a sua classe. O Amarok deverá estimular associações positivas em todos os mercados internacionais relevantes e reforçar a diferenciação em relação aos concorrentes já estabelecidos, logo desde o início”, sublinha Stephan Schaller, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais. O Amarok é a primeira pickup deste tipo de um fabricante europeu e irá enfrentar sobretudo os concorrentes asiáticos no segmento das pickups de 1 tonelada. O texto modelo da marca Volkswagen Veículos Comerciais, depois da Caddy, transporter/Multivan e Crafter, e dois modelos exclusivos dos mercados sul- americanos Saveiro e T2, é um elemento importante na estratégia de crescimento do Grupo Volkswagen e abre um novo segmento para a Volkswagen.

Schaller comenta: "O Amarok eleva a nossa marca a uma nova dimensão, ainda mais internacional. A Volkswagen Veículos Comerciais está orgulhosa por desenvolver, construir e comercializar este veículo, que é extremamente importante para o crescimento de todo o Grupo e constitui um acréscimo estratégico e lógico à oferta mundial."

Desenvolvido de raiz, o Amarok será lançado como pickup de cabine dupla e tracção às quatro rodas. Mais tarde estará também disponível uma versão de cabine simples. Às suas propriedades principais, robustez e técnica avançada, acrescem motores económicos e a actual linguagem de design Volkswagen. O estudo apresentado na feira IAA proporcionou uma primeira impressão. O Amarok estará equipado com a nova geração de motores common rail com injecção turbodiesel (TDI), motores modernos, potentes e ao mesmo tempo económicos. Os baixos consumos e emissões do Amarok serão a referência no segmento das pickups. O Amarok chegará aos mercados da América do Sul e Central na Primavera de 2010, seguindo-se o lançamento na Rússia e na Europa, bem como na África e Austrália.