Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Audi A4 allroad quattro
Sexta, 22 Maio 2009 22:10

Thumbnail O novo Audi A4 allroad quattro já está a circular nas estradas portuguesas. Um modelo que não conhece fronteiras. A sua tracção integral permanente quattro e a maior altura ao solo convertem-no num veículo para todo o tipo de estradas, incluindo as fora-de-estrada. O Audi A4 allroad quattro inicia a sua comercialização com três potentes e eficientes motorizações, com a transmissão de tecnologia de vanguarda S tronic e um amplo leque de sistema de assistência e de comunicação. O preço da versão base começa nos 48.100,00 euros.

Os traços de família que possui em comum com o Audi A4 Avant fazem também do novo A4 allroad quattro o perfeito companheiro para a vida quotidiana, para os momentos de lazer e de desporto. O volume do porta-bagagens possui uma capacidade compreendida entre os 490 e os 1.430 litros, neste último caso com o rebatimento dos bancos traseiros. A cobertura do compartimento de carga pode ser deslocada para cima com um ligeiro toque, enquanto a parte inferior do plano de carga, reversível, pode ser utilizada como uma cobertura para colocar objectos. A Audi oferece, também, opcionalmente, outros componentes muito práticos para o porta-bagagens: o sistema de calhas ou o accionamento electromecânico para o portão traseiro.

O Audi A4 allroad quattro possui cotas maiores do que o A4 Avant. O comprimento total é de 4,72 metros e a largura de 1,84 metros. A sua altura também é maior que a do Avant (altura total de 1,50 metros), assim como a altura ao solo, que foi aumentada até uns expressivos 180 mm. Uma série de pormenores estéticos realçam o seu expressivo carácter e as suas aptidões para o uso fora-de-estrada: os guarda-lamas sobressaem de uma forma mais evidente; as cavas das rodas e as embaladeiras incorporam elementos mais resistentes enquanto nas secções frontal e traseira sobressaem sólidas protecções em aço inoxidável. Entre o equipamento de série, destaque, ainda, para as jantes em alumínio de 17 polegadas com um design de sete braços em V e as barras longitudinais no tejadilho.

Na fase inicial de comercialização, o Audi A4 allroad quattro é proposto com três motores potentes e extremamente eficientes: um bloco a gasolina e dois diesel. Um conjunto de três motorizações que combinam tecnologias de vanguarda: a injecção directa com a sobrealimentação. O bloco 2.0 TFSI possui uma potência de 211 cv (155 kW) e um binário máximo de 350 Nm. O motor 3.0 TDI atinge uma potência de 240 cv (176 kW), suficiente para garantir uma aceleração dos 0-100 km/h em 6,4 segundos. A unidade 2.0 TDI acoplado a uma caixa manual e com uma potência de 170 cv (125 kW) consome apenas uma média de 6,4 litros de combustível por cada 100 km percorridos. Um valor só possível de alcançar com a utilização de novas e eficientes tecnologias desenvolvidas pela Audi, como o sistema de recuperação de energia, o sistema “start- stop” e um computador de bordo dotado com programa de eficiência, os quais serão incluídos no equipamento de série a partir do Verão de 2009.

A versão 2.0 TDI é combinada em exclusivo com uma caixa manual de seis velocidades, enquanto os modelos 2.0 TFSI e 3.0 TDI podem, em opção, transmitir a sua potência através do novo sistema de dupla embraiagem S tronic. Um sistema que se caracteriza pela sua extrema eficiência, alterando as suas sete relações de uma forma ultra-rápida e quase imperceptível. O condutor poderá optar pelo modo automático ou manual.

Neste mais recente modelo da Audi, a tracção integral permanente quattro faz parte do equipamento de série. O sistema com um diferencial central Torsen reparte o binário entre os eixos numa proporção que vai de 40/60 até um máximo de 65 por cento no eixo dianteiro ou 85 por cento no eixo traseiro. A equilibrada repartição do binário sobre os eixos e um aperfeiçoado trem de rodagem contribuem decisivamente para melhorar o desportivismo do A4 allroad. Ao circular fora-de-estrada, em terrenos que apresentem maiores dificuldades, o Audi A4 allroad quattro utiliza uma tecnologia denominada “Offroad Detection”. Este sistema adapta os parâmetros do sistema de estabilidade à natureza do solo em que se circula. O sistema Audi drive select (proposto opcionalmente) para uma melhor dinâmica em andamento, encarrega-se de proporcionar o máximo prazer de condução em qualquer tipo de pisos. Este sistema está combinado com a direcção dinâmica Audi. Equipado com uma transmissão sobreposta, este sistema varia a desmultiplicação da direcção e a servo- assistência de uma forma contínua em função da velocidade. A sua resposta é muito directa a velocidades reduzidas, voltando a ser mais indirecta à medida que aumenta a velocidade. Para os clientes que não prescindem de um conforto superior, a Audi propõem um amplo leque de sistemas de assistência, procedentes do segmento superior. O Audi lane assist ajuda a que o veículo não saia da sua faixa de rodagem, enquanto o Audi side assist alerta o condutor para possíveis perigos ao mudar de faixa de rodagem. Já o adaptive cruise control mantém o veículo a uma distância constante do veículo precedente, através de actuação automática no acelerador travão. No caso de detectar uma situação crítica, alerta o condutor para o facto para que este possa intervir. A Audi também coloca à disposição dos seus clientes atractivos equipamentos opcionais no campo dos multimédia, como o sistema de navegação MMI de 3a geração ou o sofisticado sistema áudio Bang & Olufsen. O Audi A4 allroad quattro chega agora ao mercado nacional com um preço a partir dos 48.100,00 euros.