Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Audi S4 e S4 Avant
Sábado, 09 Maio 2009 11:05

ThumbnailMais rápido, mais distante dos concorrentes, mais ágil: os novos Audi S4 e S4 Avant são dois verdadeiros símbolos de dinamismo. O seu novo motor de 3.0 TFSI combina uma potência suprema de 333 cv (245 kW) com um assombroso e diminuto consumo médio de combustível: 9,7 litros (9,9 litros no Avant) aos 100 km. A tracção integral permanente quattro assegura sem quaisquer percas a máxima força motriz a cada uma das rodas.

Uma suspensão desportiva e um sofisticado sistema de travagem com elevadas prestações são fundamentais para assegurar um rendimento de excepção. Um desenho dinâmico e poderoso, combinado com um interior desportivo e dotado de um equipamento irrepreensível sublinham o carácter exclusivo destes dois novos modelos S da Audi que já circulam nas estradas portuguesas. Os preços iniciam-se nos 76.000,00 euros (S4 Limousine) e 77.786,91 euros (S4 Avant).

Os Audi S4 e S4 Avant são símbolo de um dinamismo de condução inconfundível. O trem de rodagem em alumínio, com uma tendência manifestamente desportiva, em conjunto com a elevada potência do seu motor garantem uma nova dimensão de superioridade na dinâmica de condução. Por outras palavras, poderá desfrutar das genuínas capacidades dos S4 e S4 Avant em qualquer tipo de condução: quer em auto-estrada, quer nas mais exigentes estradas de montanha.

Os modelos S4 e S4 Avant distinguem-se com facilidade desde o primeiro instante: a frente é dominante. Na grelha da marca dos quatro anéis está incluindo o logótipo específico “S” assim como os grupos ópticos. Lateralmente, destaca-se uma ondulação da cintura que, por sua vez, molda de uma forma muito homogénea as diferentes proporções da carroçaria. Outro detalhe diferenciador e muito chamativo na parte posterior são as quatro saídas dos tubos de escape, que insinuam de uma maneira muito estilizada o rendimento que distingue os Audi S4 e S4 Avant.

Os novos Audi S4 e S4 Avant estão agora ainda mais distantes dos seus concorrentes

graças à utilização de diversificadas tecnologias de vanguarda. O novo sistema de dupla embraiagem S tronic que se caracteriza pela sua extrema eficiência sem qualquer interrupção na transmissão da potência, alterando as suas sete relações de uma forma ultra-rápida e quase imperceptível, ou o também novo diferencial desportivo que reparte eficazmente o binário entre as rodas traseiras são dois dos responsáveis pela eloquência destes modelos. Por sua vez, com o sistema Audi drive select o condutor pode alterar a resposta do pedal do acelerador, o funcionamento do sistema S tronic, o diferencial traseiro desportivo controlado electronicamente, a rigidez variável dos amortecedores ou a desmultiplicação variável da direcção dinâmica.

O motor 3.0 TFSI, o verdadeiro coração dos novos S4 e S4 Avant, é o mais recente membro da família de motores em V da Audi. Trata-se de um perfeito exemplo em termos de prestações e eficiência. Este bloco V6 em alumínio com uma cilindrada de 2.995 cm3 equipado com um compressor roots debita uma potência de 333 cv (245 kW) e um binário máximo de 440 Nm constante entre as 2900 e as 5300 rpm. A versão Limousine necessita apenas de 5,1 segundos para a aceleração dos 0-100 km/h (5,2 segundos no S4 Avant). A velocidade máxima, nos dois modelos, está electronicamente limitada a 250 km/h. Este motor V6 com um ângulo de 90 graus entre as duas bancadas de cilindros possui uma resposta espontânea e ultra-rápida em qualquer tipo de situação. Facto que não invalida um baixo consumo de combustível: uma média ponderada de 9,7 e de 9,9 litros por cada 100 km percorridos na Limousine e no Avant, respectivamente.

Entre as bancadas dos cilindros está posicionado o compressor volumétrico (do tipo Roots que pode atingir uma rotação até 23000 rpm). O ar de admissão é refrigerado por dois intercoolers.

ThumbnailSegundo os engenheiros da Audi, ao contrário de outras soluções, o compressor está localizado atrás da válvula da borboleta do acelerador. Em desaceleração, com a válvula da borboleta fechada, o compressor encontra-se num espaço em vácuo. Devido à baixa densidade, as suas pás rodam com menor resistência e, assim, consomem uma energia menor. A pressão máxima de sobrealimentação é de 1,8 bar. Os injectores de seis orifícios introduzem a gasolina directamente na câmara de combustão a uma pressão máxima de 150 bar. O sistema permite até três fases de injecção em cada ciclo. A relação de compressão é de 10,3:1. Um valor possível graças à injecção directa e ao modo da injecção, que refrigera a câmara e reduz a tendência à auto-denotação. Comportamento irrepreensível Por sua vez, a elaborada geometria das suspensões concebidas maioritariamente em alumínio - de cinco braços à frente e com braços trapezoidais atrás - absorve todas as irregularidades em qualquer tipo de pisos, enquanto o condutor se delicia com a majestosa sonoridade do motor V6 3.0 TFSI. Um motor que, apesar da sua elevada potência, actua sempre de uma forma progressiva e sem reacções bruscas. Também o chassis é responsável pela grande estabilidade evidenciada pelo veículo, estando em perfeita sintonia com um potente sistema de travagem e a direcção dinâmica com desmultiplicação variável.

As características de funcionamento podem ser adaptadas às preferências do condutor e às condições do tráfego. São possíveis três modos distintos: Confort, Dynamic e Auto. Também a transmissão é dinâmica, confortável e muito precisa como, aliás, é típico em qualquer modelo da Audi. O diferencial desportivo para uma maior eficiência

Os Audi S4 e S4 Avant são propostos com uma caixa manual de seis velocidades ou com o sistema de dupla embraiagem S tronic de 7 velocidades.

A tracção quattro é permanente às quatro rodas. O diferencial central, do tipo Torsen, está regulado para que em condições normais de aderência, a transmissão da força motriz seja de 40 por cento nas rodas dianteiras e de 60 por cento nas rodas traseiras.

Uma novidade é que o diferencial traseiro pode montar um sistema que permite variar (através de uma embraiagem multidisco com um controlo electro-hidráulico situada em cada semi-eixo posterior) a repartição do binário entre os eixos. Este sistema actua tanto em fases de desaceleração como de aceleração. Pode transmitir toda a força motriz a uma única roda. Por exemplo, em curvas muito fechadas pode transmitir toda a força à roda exterior (a que possui mais aderência). Não se trata de um diferencial autoblocante cujo objectivo é melhorar a capacidade de tracção quando se perde aderência, mas sim de um sistema para ajudar a curvar o veículo. Em função do grau de viragem da direcção, da aceleração transversal, da velocidade e de outros parâmetros medidos pelos sensores do ESP, a unidade de controlo calcula a percentagem de repartição da força entre as rodas em qualquer situação.

O incremento da força é realizado através de um sistema de desmultiplicação adicional,

com coroa e planetários, em cada um dos semi-eixos, e uma embraiagem à saída que

transmite ou não a força adicional. No chassis, o diferencial está posicionado à frente da embraiagem, razão pela qual o motor foi deslocado 154 mm para trás, em comparação com o modelo anterior. Tal alteração permitiu uma maior distância entre eixos (agora de 2,811 metros), que confere

aos novos modelos uma estabilidade excepcional. Por sua vez, a carroçaria foi rebaixada em 20 mm, comparativamente com as restantes versões da gama A4. O equipamento Entre a panóplia de equipamento oferecido nos novos Audi S4 e S4 Avant destaque para as jantes em alumínio de 18 polegadas (19 polegadas, em opção) pinças dos travões pintadas em preto com o logótipo S4 e discos de travões ventilados nas quatro rodas. Os bancos desportivos possuem regulação manual ou eléctrica. Também está disponível a regulação eléctrica do suporte lateral dos bancos. Os bancos desportivos integram os apoios de cabeça.

Outros elementos são o controlo de velocidade activo (ACC) que funciona a partir dos 30 km/h, e o Audi parking system (sistema de assistência ao estacionamento com uma

câmara na parte traseira do veículo). O Audi lane assist ajuda a que o veículo não saia da sua faixa de rodagem, enquanto que o Audi side assist alerta o condutor para possíveis perigos ao mudar de faixa de rodagem. Já o adaptive cruise control mantém o veículo a uma distância constante do veículo precedente, através de actuação automática no acelerador e travão. No caso de detectar uma situação crítica, alerta o condutor para que este possa intervir.

A Audi também coloca à disposição dos seus clientes atractivos equipamentos no campo dos multimédia, como o sistema de navegação MMI de 3ª geração, ligação para iPod, telemóvel com tecnologia Bluetooth ou o sofisticado sistema áudio Bang & Olufsen. O design exterior: um porte atlético e vigoroso

Nos Audi S4 e S4 Avant é notório o cuidado colocado no seu aspecto visual. Assim, a carroçaria pelas suas proporções e linha desportiva diferencia-se subtilmente dos

restantes modelos da gama. Todavia, os detalhes identificam claramente o S4 e o S4 Avant como as versões mais desportivas. Uma situação habitual e na qual muitos condutores poderão reconhecer o Audi S4: ao preparar-se para efectuar uma ultrapassagem, a reacção - quando se reconhece através do espelho retrovisor o imponente pára-choques com generosas entradas de ar, os faróis de xénon plus que incorporam na parte inferior do rebordo incrustações em titânio e os espelhos retrovisores exteriores (integrando os indicadores de mudança de direcção) concebidos em alumínio polido - é a seguinte: está a aproximar-se um Audi fora de série.

Um deslumbramento que é confirmado quando se é ultrapassado pelo Audi S4: num olhar para a traseira destacam-se as quatro ponteiras de escape, duas de cada lado, e no caso da Limousine um discreto spoiler na tampa da bagageira, como distintivo próprio do Audi S4.

O S4 identifica-se pela montagem de jantes em liga de 18 polegadas, sobressaindo por

trás destas os grandes discos de travões ventilados dianteiros, deixando perceber de uma forma clara a potente capacidade do seu sistema de travagem.

Os Audi S4 e S4 Avant não se destacam apenas pelo desenho desportivo exterior, mas também pelas características específicas do seu interior. A característica principal é o carácter desportivo deste modelo único da sua gama, traduzido na exclusividade do design e num equipamento completo.

O carácter desportivo que impera no habitáculo é consubstanciado nos mostradores do painel de instrumentos que apresentam um fundo cinzento e ponteiros com uma marcação especial. O volante de três raios, forrado a couro, possui a sigla “S”, mostrando o carácter desportivo deste modelo de excepção.

No interior predomina a tonalidade preta e as inserções em alumínio e em carbono, além dos bancos desportivos revestidos a couro e alcântara.

Motor (prestações para a versão Limousine)

- Novo bloco de 3.0 TFSI com uma potência de 245 kW (333 cv) e um binário máximo de 440 Nm; compressor roots; parâmetros que asseguram a máxima eficiência e prestações de excepção.

- Aceleração de 0-100 km/h em apenas 5,1 segundos e velocidade máxima de 250 km/h limitada electronicamente.

- Consumo médio de combustível de 9,7 l/100 km, menos 27 por cento quando comparado com o seu antecessor.

Transmissão

- Caixa manual de 6 velocidades ou sistema de dupla embraiagem S tronic de ultra rápidas e curtas 7 velocidades.

- Sistema de tracção integral permanente quattro de série.

- Diferencial desportivo (opcional) para uma distribuição variável e contínua da propulsão pelas rodas traseiras, bem como um ainda mais eficaz comportamento em curva

Chassis

- Suspensão desportiva para uma melhor dinâmica, Audi drive select com sistema adaptativo de amortecimento para um comportamento mais rígido e direcção dinâmica com sistema servotronic.

- Sistema de travões de elevadas prestações com discos de grande diâmetro e pinças em cor preta.

- Jantes de 18 polegadas (de série) ou de 19 polegadas (em opção).

Carroçaria

- Comprimento de 4,717 metros, largura de 1,826 metros, altura de 1,406 metros

(Limousine), porta bagagens com uma volumetria entre 490 e 1430 litros (Avant).

- Proporções dinâmicas, desportivas e plenas de elegantes detalhes de design.

Interior e Equipamento

- Materiais da mais elevada qualidade com uma personalização exclusiva.

- Instrumentação especial com imagem S.

- Faróis de xénon plus com LED’s diurnos e farolins traseiros com LED’s integrados.

- Diferentes e sofisticados sistemas de assistência, de comunicação e multimédia.