Photo: Michelin

Notice: Undefined variable: html in /home/prego/pregoafundo.com/modules/mod_specialhtml/mod_specialhtml.php on line 44
Peugeot 3008
Sábado, 09 Maio 2009 10:47

Thumbnail Crossover compacto e volúmico, o Peugeot 3008 é uma oferta absolutamente nova e inovadora da Peugeot, que vem posicionar-se no cruzamento de vários universos automóveis: o dos SUV, o dos monovolumes e o das berlinas. O 3008 oferece soluções originais e uma polivalência óptima a clientes em busca de modernidade, de características práticas, de serenidade e de prazer de condução. Chega a Portugal no final de Maio.

Pode-se considerar o Peugeot 3008 o produto de um cruzamento de espécies, na medida em que ele pretende ser uma nova síntese automóvel e sabe retirar das suas origens os pontos mais fortes para se afirmar como um veículo de estilo próprio, protector, multiusos e valorizante. Ao mesmo tempo, a nova proposta da Peugeot apresenta tecnologias inéditas (Dynamic Rolling Control, Grip Control,…) que permitem conjugar prestações por vezes consideradas antagónicas (prazer de condução a bordo de um veículo “alto”, motricidade melhorada, respeito pelo ambiente).

A chegada deste novo modelo constitui para a Peugeot Portugal um enriquecimento importante da sua oferta e a entrada da Marca numa faixa de mercado com grande dinamismo. Com efeito, nos últimos dois anos, desde 2006, o segmento dos SUV compactos cresceu 46% para chegar a cerca de 3.900 unidades vendidas em 2008.

A arquitectura do 3008 combina uma dimensão de pára-brisas avançado com elementos relacionados com o mundo dos SUV, como é o caso da tampa inferior da mala (ou hobby), dos vidros laterais mergulhantes ou da posição de condução elevada …

O estilo do veículo consegue sublimar esta hibridação de géneros. As proporções equilibradas, as linhas que aliam dinamismo e robustez, deixam adivinhar um conteúdo inovador. À frente, os genes da Peugeot foram reinterpretados para se adaptarem aos volumes amplos da viatura, enquanto que, na traseira, os largos flancos esculpidos contribuem para assentar visualmente o veículo na estrada. No nível Sport, o veículo assume ainda mais as suas características “off-road”, apresentando designadamente inserções ao nível das longarinas exteriores e dos pára-choques.

Associado às duas motorizações mais performantes (1.6 THP 150 e o novo 2.0 HDi FAP 150), o sistema Dynamic Rolling Control, localizado no trem traseiro, eleva os limites em termos de controlo das oscilações laterais de carroçaria, mantendo o conforto de amortecimento num nível óptimo.

Sob esta carroçaria espaçosa, o condutor ocupa o seu lugar num posto de condução

particularmente valorizante e ergonómico, que evoca o universo dos coupés topo de gama, ou mesmo dos cockpit de avião. Os passageiros dispõem de um habitáculo amplo, de conforto muito cuidado, no plano da postura, dos bancos, da acústica… Para maior luminosidade e visibilidade, podem beneficiar de um vasto tejadilho em vidro de 1,60 m2. O interior Multiflex transforma-se à vontade dos utilizadores, graças a um piso de bagageira com três posições e a encostos traseiros escamoteáveis. Com os encostos traseiros rebatidos e com o encosto do banco do passageiro da frente colocado em posição de “prateleira”, o 3008 oferece um piso perfeitamente plano, desde o hobby até ao painel de bordo. Deste modo, o volume de carga atrás dos bancos dianteiros e abaixo da chapeleira passa de 512 l (ou 432 dm3 na norma VDA) para 1.604 l (ou 1.241 dm3 VDA).

Para aumentar a sua serenidade e a segurança de todos, o condutor pode beneficiar, de série ou em opção, de tecnologias raras, ou até mesmo inéditas no mercado:

- Head Up Display,

- Distance Alert

- Dynamic Rolling Control

- Grip Control

- Travão de estacionamento eléctrico automático

- Assistência ao arranque em rampa (Hill Assist)

ou ainda a nova gama de sistemas telemáticos com navegação (WIP Nav ou WIP

Com 3D)…

Graças ao know-how da Peugeot e às tecnologias empregues, o 3008 apresenta

qualidades de estradista dignas das melhores berlinas, o que constituía, à partida, um verdadeiro desafio para um veículo “volúmico alto”. Independentemente da versão, o 3008 oferece um comportamento dinâmico de primeiro nível, sem prejuízo para o conforto dos passageiros. De facto, o modelo pretende constituir uma nova referência no universo dos veículos compactos volúmicos, em termos de prazer de condução e de segurança activa. Apoiadas numa excelente rigidez de carroçaria, as ligações ao solo são compostas por um trem dianteiro pseudo Mac-Pherson e por um trem traseiro de travessa deformável.

O sistema Grip Control, outra inovação proposta, é composto por uma anti-patinagem sofisticada e por pneus Mud & Snow. Permite a optimização da motricidade das duas rodas dianteiras do 3008 para reais utilizações “off-road”. O condutor dispõe de um botão que lhe permite optar entre cinco modos: Standard, Neve, Todoo- terreno (Lama / Terra / Erva húmida), Areia e ESP off.

A procura da melhor eficácia ambiental constituiu uma preocupação muito importante, até por se tratar de um crossover. A aerodinâmica foi particularmente trabalhada (Cx de apenas 0,296), foram desenvolvidas soluções para controlar o peso (materiais leves, soldadura laser…) e, na maioria das versões, são montados pneus Michelin de baixa resistência ao rolamento (resultantes da experiência 308).

No coração da eco-eficiência do 3008, os cinco grupos motopropulsores dispõem das tecnologias mais evoluídas do seu mercado, tanto a gasolina (com os 1.6 VTi e THP desenvolvidos em cooperação com o Grupo BMW), como a diesel (com os 1.6 HDi e o novo 2.0 HDi sistematicamente associados a um filtro de partículas). A versão mais ecológica apresenta um consumo controlado de apenas 4,9 l / 100 km e 130 g/km de CO2.

A partir de 2011, o 3008 será o primeiro veículo do Grupo PSA Peugeot Citroën a beneficiar da tecnologia HYbrid4. Esta tecnologia, que origina uma verdadeira ruptura em termos de consumo de combustível e de emissões de CO2 (na ordem de -35 %), permite também que as quatro rodas sejam motrizes, graças à tracção do seu motor térmico HDi FAP e à propulsão de um motor eléctrico. Este último possibilita também um modo de utilização “exclusivamente eléctrico”, logo, sem qualquer emissão poluente.

O 3008 foi concebido para oferecer uma segurança máxima a todos os níveis:

• a segurança primária é garantida pelos objectivos elevados em matéria de comportamento em estrada,

• a segurança secundária é baseada numa estrutura particularmente optimizada (nomeadamente com a presença de uma tripla via de esforço à frente ou do absorvedor Bogé Wagon) e em meios de retenção de elevado desempenho (6 airbags,…),

• a segurança terciária é assegurada pelo serviço Peugeot Urgence, capaz de localizar o veículo e desencadear o envio de socorro no caso de um incidente. Este serviço é associado gratuitamente ao novo sistema telemático WIP Com 3D.

A qualidade, percebida e de utilização, foi alvo das maiores atenções durante a

concepção, o desenvolvimento e a produção do 3008. Assim, foi realizado um importante programa de ensaios de 3.000.000 de quilómetros, no sentido de recolher todas as informações susceptíveis de optimizar a qualidade na fase de lançamento do veículo. Do mesmo modo, foram multiplicados, em cada etapa da fabricação, controlos de qualidade particularmente incisivos.

Esta exigência, permanente e a todos os níveis, da melhor qualidade terá uma incidência positiva sobre a durabilidade, a fiabilidade e os custos de manutenção do 3008. Terá igualmente uma consequência directa sobre a noção de “custo total de posse”, factor importante para inúmeros compradores e que é crucial para a clientela das frotas. O custo de utilização e o valor residual do veículo dependerão também da capacidade de atracção da viatura, da sua eco-eficácia e dos custos de reparação, parâmetros que o 3008 domina com sólidos argumentos.